A Justiça

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Bom dia! :-)

Olhem só quem voltou! É muito interessante parar para pensar que a carta da Justiça saiu por aqui este ano, pela primeira vez, no finalzinho de outubro e em menos de um mês apareceu mais quatro vezes. Minha percepção em relação a isso é que neste pequeno período do ano começamos a vivenciar situações sem desvio, dá pra entender isso? Momentos em que não dá para pegar um atalho ou fugir... É preciso encarar, aprender e tirar o melhor disso.

Achei esta imagem muito bonita e gostei muito da expressão do rosto da mulher, me transmite algo como indiferença. Não se trata aqui de uma indiferença no sentido negativo, mas a indiferença de quem segue com rigor o que deve ser feito, sem mudar de opinião com mimimi ou rebeldia. Assim é a Justiça, ela não fica do lado de alguém... Quem é justo se beneficia com ela.

Às vezes, fico filosofando sobre a justiça. Ela não é tão simples, ela não é tão óbvia. Algumas pessoas associam a justiça às leis, mas vamos nos lembram que existem leis que permitem a escravidão, o apedrejamento de mulheres infiéis, cortar a mão de quem rouba... Sem tanto radicalismo e nem citando culturas tão diferentes da nossa, existem leis que permitem que o rico fique cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre, existem leis que dificultam que uma família tenha um teto e comida, enquanto outros jogam dinheiro fora com uma quantidade incrível de luxos supérfluos. Isso é justiça? Para mim, não é.

Por aí, é possível perceber que a justiça dos homens não é tão justa. Sem falar na incoerência de algo que é ilícito em um dia e lícito no outro dia, porque uma nova lei foi aprovada. O que poderia ser tão errado no dia anterior a ponto de levar alguém a ser preso e no dia seguinte é tão normal que todos podem fazer aquilo com facilidade?

A Justiça do tarot é uma outra justiça... Mais próxima do conceito que temos de Justiça Divina, tem a ver com um tipo de equilíbrio e harmonia cósmicos, além da nossa compreensão humana e limitada. Talvez por isso, a Justiça seja um Arcano difícil de ser compreendido, que às vezes causa alegria nos iludidos e medo nos inseguros. Para conseguirmos alcançar o seu significado mais profundo, recomendo sempre silêncio, cautela, ponderação e humildade.

Como a terça é de Marte, a presença da Justiça aqui se torna ainda mais importante. Nada de atitudes impulsivas, nada de discussões acaloradas, nada de acusações de rompante... Por uma simples razão: você pode estar errada (o). Simples assim. Como dizia minha avó, juízo e canja de galinha não fazem mal a ninguém! Hoje, especialmente o juízo! ;-)

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: