4 de Paus

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Bom dia! :-)

Continuamos na energia de Fogo, do naipe de Paus, mas agora saímos do Rei e vamos para o 4, uma carta que tem uma vibração intensa e de múltiplas interpretações. Mas se formos na origem, fica mais fácil entender em que ponto se unem duas das mais frequentes interpretações deste Arcano.

Bem, as imagens mais tradicionais do 4 de Paus mostram quatro estacas de madeira presas ao chão, formando um quadrado e cobertas com uma tenda. Em algumas cartas, além disso, temos mesmo um casamento acontecendo ali embaixo, em outras são mulheres dançando, enfeitadas com flores e fitas coloridas.

Pois bem, esta carta está diretamente associada à primavera, à estação do ano que traz as flores, que faz a gente sair do frio e da escuridão do inverno para adentrar um lugar com mais luz e calor, com mais vida.

É por isso que as duas interpretações mais comuns para o 4 de Paus são: 1) o término de um ciclo e o início de outro ciclo, em que precisamos realmente encerrar o ciclo anterior, deixando tudo devidamente resolvido... porque para que a primavera comece o inverno tem que terminar 2) o casamento, porque, tradicionalmente, os casamentos acontecem em um período de primavera, quando a natureza desabrocha e tudo está colorido e perfumado... menos no hemisfério sul, que copia bestamente o que se faz no hemisfério norte e ao invés de perceber que "maio é o mês das noivas" porque em maio ainda é primavera no hemisfério norte, não... e todo mundo se casa em maio por aqui, quando a natureza está murchando, as árvores desfolhando, o clima esfriando, o céu escurecendo mais cedo. Não me parece nada auspicioso para um casamento! rs

Pois bem, o 4 de Paus é uma carta de mudança, que avisa que uma nova fase está prestes a começar, mas para isso não podemos deixar pendências anteriores. Então, sempre que esta carta aparece, a primeira coisa a fazer é analisar se ainda existe algo a ser concluído, a segunda coisa é ir lá encerrar tal pendência. Depois é só correr para o abraço! ;-)

Como hoje é quinta-feira, vamos fazer deste 4 de Paus o nosso poder! Que venha a mudança!

Ótima quinta e ótimo feriado para todos nós!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: