2 de Ouros

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Bom dia! :-)

Às vésperas da virada do ano, aparece por aqui uma carta que fala de mudanças e deixa um recado muito especial: somente através de uma mudança concreta será possível mudar o entorno. Então, vamos começar falando desta "mudança artificial" que acabou criando uma egrégora. O que chamamos de ano é o período de tempo marcado pelo Calendário Gregoriano em que se começa e se termina o chamado ano fiscal. As empresas fazem o seu balanço a partir desta data, todo tipo de contabilidade funciona usando esta referência, como o imposto de renda, por exemplo.

No entanto, se pensarmos no ano conectado com a natureza e as estações, ele começa em primeiro de agosto, quando a Primavera se inicia (lembrando sempre que em 22 de setembro comemoramos o ápice da Primavera e não o começo), as coisas voltam a nascer e se renovar. Se pensarmos no sol, poderíamos fazer nosso ano novo a partir do começo de julho, levando-se em conta que em torno do dia 21 de junho temos a noite mais longa do ano, em que o sol menos se mostra, e a partir daí ele recomeça a sua caminhada de permanecer mais presente a cada 24h. Se pensarmos no Calendário Maia, o ano começa dia 26 de julho e se pensarmos no zodíaco, o ano começa com a entrada do sol no signo de Áries, em 21 de março. Já perceberam quantas chances de recomeço temos a cada 365 dias? Acho que é o bastante para tentarmos de novo, de um novo jeito, um jeito bem melhor.

Podemos recomeçar sempre a qualquer momento, podemos providenciar mudanças para nós mesmos e nossas vidas sempre que quisermos. Mas pegar carona com a natureza ou com uma egrégora pode ajudar, sim... É sempre mais fácil nadar a favor da maré do que contra ela. Por estes dias, pessoas de todo o planeta estão fazendo suas retrospectivas do ano que se encerra e planejando realizar coisas em 2017, essa energia favorece a mudança.

O 2 de Ouros está aqui hoje para dizer: a mudança começa sempre a partir de você. Não adianta querer que os outros mudem, as situações mudem, a humanidade mude, se você não consegue mudar coisas tão simples, como hábitos cotidianos, ou coisas mais profundas, como a forma de encarar a vida. Está valendo e muito aquela frase: seja você a mudança que quer para o mundo.

Tenho uma experiência muito significativa em relação a isso para compartilhar com vocês. Durante muito tempo, usei um rigor exagerado para analisar as minhas próprias atitudes e as atitudes dos outros. A busca da perfeição e da correção era tão grande que me torturava às vezes por bobagens, como quebrar um copo ou cometer um pequeno erro de digitação no trabalho. Quando comecei a ser mais generosa na forma de olhar as atitudes alheias, apesar de ainda manter o rigor em relação as minhas próprias atitudes, já senti o começo da mudança. Quando, mais adiante, consegui ser mais legal comigo mesma, algo mágico aconteceu... Em vários momentos em que cometi erros ou que não consegui ser tão impecável quanto gostaria, recebi como retorno das pessoas uma compreensão generosa e palavras de apoio. Isso foi muito marcante pra mim, pois, até então, toda vez que eu "pisava na bola", mesmo que só um pouquinhozinho (rs) eu era cobrada de forma até cruel. Mas foi só trabalhar mais a generosidade comigo e com os outros que o mundo me enviou a mesma resposta, igualmente positiva.

O 2 de Ouros chega em um dia de Vênus para pedir mudança em relação a forma de sentir, amar, a questionar aquilo que damos tanto valor (se tem esse valor todo mesmo), a enxergar a beleza sob outra perspectiva ou ainda a realizar mudanças para que se possa expressar a beleza, seja em qual aspecto for. Meu desejo sincero é que consigamos realizar tais mudanças em nós e, certamente, as mudanças em volta de nós se materialização.

Ótima sexta para todos!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: