A Força

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Bom dia! :-)

Pronto! Cá está o terceiro Arcano Maior da nossa semana. Uma tríade brilhante! O Diabo trazendo a fertilidade de Beltane, o Sol abrindo os caminhos com uma luminosidade de intensa vitalidade e agora a Força deixando claro o poder da energia feminina, a importância de lidar com as situações de forma diplomática.

Juntos, estes três Arcanos criam um ciclo fértil, luminoso e forte. Minha proposta é aproveitarmos toda esta energia.

Mas vamos antes falar sobre o dia de hoje, Finados. Sempre tive uma enorme dificuldade de compreender isso, porque nesta época do ano a natureza explode em vida, tudo em volta está florido, frutificando. O dia de Finados foi criado seguindo o calendário do hemisfério norte e tendo por base um festival pagão, aquele em que se celebra os ancestrais.

Aqui, no Brasil (não sei em outros lugares, mas imagino que seja do mesmo jeito) temos vários exemplos de celebrações equivocadas em relação aos ciclos da natureza. O próprio Natal, uma celebração cristã oficializada sobre uma festa pagã chamada Yule, o renascimento do deus verde das florestas, acontece aqui em um tempo de intenso calor, mas nos alimentamos de comida pesada e quente e enfeitamos as árvores de Natal com "neve". Maio é o mês das noivas, compatível com a Primavera no hemisfério norte, com todas as suas flores, mas aqui estamos nos preparando para o inverno, com folhas secas caindo, o que não parece nada auspicioso para um casamento.

No entanto, se de um lado temos a força inequívoca da natureza, por outro, temos a força das egrégoras, formas-pensamento que o ser humano cria. E talvez por isso, ano a ano, temos momentos ensolarados, alegres e leves que antecedem o dia dois de novembro e que retornam dias depois. Mas no dia dois de novembro o mais comum é que tenhamos um céu cinzento, chuva e um silêncio estranho. Como se a lembrança dos nossos queridos que já se foram trouxesse uma certa melancolia e fizesse chover lágrimas de saudade.

Pensar em tudo isso me faz sentir o quanto temos de poder, mas ainda não sabemos como usá-lo direito. Talvez um dia nossa consciência se expanda o suficiente para isso. Confio nisso.

Mas vamos falar da Força, enfim...

Em uma quarta-feira de Mercúrio, ela chega para propiciar boas conversas, entendimento, acordos, reconciliações. O cuidado com a palavra se faz necessário. Tanto para evitar conflitos quanto para emanar poder em cada palavra, falar coisas positivas, fazer planos e vibrar através do verbo a nossa Vontade.

Aproveitemos pois... Porque a Força está conosco!

Ótima quarta-feira para todos nós e muito amor para nossos ancestrais.

A imagem veio daqui

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa Doce Cacau, perfeito o que escreveu sobre o nosso "poder" bem assim esse finados aqui no Sul, chuviscos, ventos, temperatura + pra friozinho...
Muito Almas e Sentimentos, gratidão!
Com amor e respeito pelos que não estão nessa nossa vida hoje.