4 de Espadas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bom dia! :-)

Achei esta imagem incrível! E apesar de não ser, exatamente, uma carta de tarot e na sua origem (o link está lá embaixo da postagem) ela estar associada a duas cartas, uma delas o 4 de Espadas, ela expressa um dos aspectos mais fortes - pelo menos pra mim! - do Arcano de hoje.

Os xamãs toltecas usam a expressão "parar o mundo", cujo conceito está muito associado ao 4 de Espadas e a imagem escolhida me pareceu perfeita para ilustrar esta conversa.

Parar o mundo quer dizer parar o modo como o ego conduz a nossa consciência, ou seja, deixar de lado a nossa autoimportância (que faz com que acreditemos que somos o umbigo do mundo), para que possamos apreciar verdadeiramente o mundo ao nosso redor.

É muito difícil parar o mundo enquanto estamos nos processos diários e mecânicos, os condicionamentos que fazem com que funcionemos como robôs. Robôs altamente autocentrados! Existem métodos mais radicais para parar o mundo - xamãs são especialistas nisso! rs - mas minha proposta hoje é somente absorver o ensinamento contido no 4 de Espadas. Algo bem mais suave...rs

O 4 de Espadas também é conhecido como carta da meditação, mas ele vai bem mais além. Aqui não temos somente este movimento de aquietar a mente, temos uma proposta de esvaziamento de condicionamentos, uma quebra da visão das coisas que são feitas sempre da mesma maneira. Eu costumo brincar, dizendo que faço, vez por outra a brincadeira do "o que a Cláudia NÃO faria?" Porque sempre agimos de forma tão mecânica e automática, que é preciso se perguntar mesmo qual seria o caminho que não trilharíamos, para então segui-lo. Apenas para experimentar novos trajetos e novas paisagens.

Eu sou a pessoa ideal pra isso! rs Adoro criar uma metodologia em relação a fazer algo para poder não precisar pensar naquilo enquanto realizo a tarefa e ocupo minha mente com outras coisas. Que esperta!!! rsrsrs Acho que estou economizando tempo, fazendo uma coisa e pensando outra, quando, na verdade, estou eliminando qualquer chance de estar plenamente no aqui e agora. :-P Pois é...rs Então a grande dica é: quando estiver lavando a louça, esteja 100% lavando a louça. Quando estiver na sua atividade profissional esteja 100% ali. Estejamos no nosso corpo no aqui e agora. Parece fácil, parece o normal, mas asseguro a vocês que não é. A maioria de nós vive em qualquer lugar, a maior parte do tempo, menos no próprio corpo.

Enfim... Está dada a tarefa de hoje! Vamos parar o mundo! :-)

Boa sorte pra todos nós! ;-)

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: