2 de Copas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Bom dia! :-)

O 2 de Copas é um daqueles Arcanos que sempre caem bem em qualquer lugar, em qualquer dia, qualquer hora. Eu diria que é um Arcano tão positivo, que é até difícil pensar no seu aspecto negativo. Será que tem? Claro! Todo Arcano tem... Mas neste caso, somente se estiver em um jogo cercado e/ou influenciado por cartas muito pesadas e desafiadoras.

Basicamente, esta carta fala de harmonia, parcerias, equilíbrio e, dependendo de onde estiver, podemos ampliar isso para vários temas. Se a pergunta for sobre trabalho, pode falar de uma sociedade produtiva e harmônica. Se a pergunta for sobre amor, podemos pensar em romance e relacionamentos felizes. Mas como hoje é segunda-feira, dia de regência lunar, quando colocamos nosso foco na magia e na espiritualidade, resolvi fazer uma abordagem muito específica para isso.

Dentro de cada um de nós existe um aspecto masculino e outro feminino. Na psicologia Junguiana podemos chamá-los de Ânima e Animus... Dentro da filosofia chinesa temos o Yang e o Yin. São representações destes dois aspectos opostos e complementares que trazemos dentro de nós, que são muitíssimo influenciados pelo que trazemos em nossa genética (seja física ou espiritual) dos nossos pais.

Qualquer psicólogo de botequim sabe que uma pessoa que tiver um relacionamento extremamente complicado com a mãe, terá uma construção do feminino dentro de si igualmente complicada. O mesmo acontece em relação ao pai e a sua construção do masculino. De uma forma ou de outra, todos nós temos nossos pequeninos traumas de infância porque, como foi muito bem abordado em um filme que vi, sobre a história de Freud, o que fica registrado é o sentimento da criança, com sua pouca capacidade de entendimento e seu pequeno conhecimento das coisas práticas da vida. É comum que as lembranças que vêm à tona, através de terapias, revelem que algo diferente aconteceu... Diferente daquilo que havia desde sempre como verdade para a pessoa.

Precisamos ter muito cuidado ao analisar essas coisas. Porque uma coisa é a realidade da dor que ficou instalada e outra coisa foi o que aconteceu de verdade. Por isso o trabalho de qualquer terapeuta é profundo e delicado. 

Voltando ao 2 de Copas...

A proposta que temos hoje aqui é trabalhar esses aspectos, feminino e masculino, dentro de nós, como seres espirituais que somos. A ideia é buscar e alcançar a plenitude em si. Sem isso, jamais poderemos almejar um relacionamento externo, com outra pessoa (que já é tema de sexta-feira). Equilibrar magicamente estas duas energias dentro de nós é cultivar o feminino e o masculino em equilíbrio. É equilibrar a sutileza, a suavidade, a amorosidade, a intuição, é mergulhar sem medo nos mares profundos da alma, é saber gerar e alimentar... com a capacidade de pensar, sistematizar, agir, ter coragem e força, ter impulso para se lançar independentemente à vida e a novos projetos.

Isso é trabalho para uma vida inteira. Isso é trabalho para várias vidas. Mas se não começarmos, não sairemos do mesmo lugar. Conforme atingirmos níveis mais altos deste equilíbrio, nos sentiremos menos dependentes dos outros, teremos maior capacidade de realização e, principalmente, teremos uma paz interior real, não obtida através da postura de omissão ou da inconsciência. Sim, porque uma coisa é estar em paz com consciência do que se é e do que se faz, outra coisa é estar em paz porque se nega a olhar, verdadeiramente, para dentro de si.

Hoje, o 2 de Copas nos convida a realizar um casamento sagrado entre nosso aspecto feminino e nosso aspecto masculino. A união mística dessas duas polaridades será capaz de fazer nascer um novo ser, mais completo, equilibrado, pleno e feliz. E assim será possível notar a transformação no mundo concreto, através daquilo que ele será capaz de construir.

Ótima segunda-feira para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

Um comentário:

Maryssol disse...

Bom dia Vianautas!

Este texto esta simplemente demais Claudinha! Muito bom pra comecar nossa reflexao da semana!

Vamos ver como nos saimos la na sexta feira de amorzinho!

Sinto muito. Me perdoa. Eu te amo. Sou grata!

Boa semana pra nos todos!

Beijos,

Maryssol