10 de Paus

terça-feira, 13 de maio de 2014

Bom dia! :-)

Cá está a primeira cartinha não muito agradável da semana. Mas vamos olhar pra ela com amor, gente! :-)

O amor é transformador! Eu falo isso com a maior certeza! ;-) E não estou falando de amorzinho, de paixão e romantismo (apesar de que isso é ótimo...rs), mas estou falando do amor que vibra dentro de nós. O amor em si, o amor por si e o amor por Tudo que nos rodeia.

Ontem, foi um dia desafiador pra mim! Sim! Em pleno dia de Estrela! Mas foi a Estrela que me inspirou em cada momento, nas horas em que eu fiquei agitada, stressada, na hora em que senti medo. Eu pensava somente assim: a Estrela me protege! E quem é a Estrela? É a minha Criança Interior, é minha Essência ou minha Deusa Interior.

Mas vamos pensar em como lidar com o 10 de Paus...

Ele sempre nos fala de uma sobrecarga. E a pergunta é: como resolver um problema de sobrecarga? Simples! Se desfazendo do excesso de carga, uai! :-)

Como eu costumo dizer, simples não quer dizer fácil, né? E muitas vezes temos os apegos dos mais exóticos para atrapalhar o processo de deixar o que está nos sobrecarregando para trás. O ser humano é fascinante!

Uma das coisas que mais causa a sobrecarga do 10 de Paus é uma insana mistura de mania de perfeição e "síndrome da revolução industrial" (nome que meu pai dava a minha mania de querer estar sempre trabalhando, criando, produzindo...rsrsrs). Se pararmos por um só minuto pra pensar, a lógica diz que é bem melhor determinar prioridades e se concentrar nelas...

Saber determinar prioridades é saber o que tem realmente valor na nossa vida! ;-)

Quando recheamos o nosso dia com excesso de responsabilidades e atividades, estamos gastando tempo precioso com supérfluos. O conselho do 10 de Paus pra nós hoje é: fique leve! Para que a energia do elemento Fogo possa fluir de forma construtiva.

Ótima terça! :-)

A imagem veio daqui

6 comentários:

Maryssol disse...

Bom dia Vianautas!

Aqui fala a Maria 10 de Paus, se precisda colocar essa cartinha na conta de alguem pode por na minha!

Mas vou seguir seu conselho e buscar leveza hoje pra deixas o fogo fluir! Boa terca pra nos!

Sinto muito. Me perdoa. Eu te amo. Sou grata!

Beijocas, Maryssol

Clara disse...

Bom Dia!!!
Só de Olhar para este Arcano, já me Sinto Cansada. Como é que Pode? Mas é o Psicológico(Como se diz).

Anônimo disse...

Descartar tudo que não é necessário é o segundo princípio da arte da espreita. Um guerreiro não complica as coisas. Seu objetivo é ser simples.

Comentário em http://viatarot.blogspot.com.br/2014/05/10-de-paus.html

Temos uma predileção especial por complicar as coisas, esta é a marca do ego, e esta predileção conduz ao stress, à auto-opressão, ao desgaste e ao envelhecimento precoce.

Complicar é uma forma de não ver o óbvio, como na história entre o empresário e o índio:

O índio e o empresário estavam numa canoa pescando no meio do rio. O empresário resolveu puxar conversa:

- Com esta vara de pescar você pesca muito pouco, com uma rede você poderia pescar muito mais peixes.

- Para quê? - disse o índio.

- Para vender, ora bolas - disse o empresário.

- Mas para quê? - continuou o índio.

- Para ter dinheiro, criar uma empresa, ter empregados, tornar sua família independente financeiramente e com isto expandir os negócios para ter pessoas trabalhando para você.

- E para quê tudo isto? insistiu o índio.

- Para poder vir pescar com tranquilidade no rio! - disse o empresário.

E o índio guardou silêncio e continuou a pescar.

Assim somos nós, como este empresário. As vezes as pessoas complicam as coisas e criam dificuldades por esperteza. Como nesta história da lei áurea, da princesa Isabel que libertou os escravos e coisa e tal, tudo historinha para boi dormir. Há um ponto de Umbanda que diz:

A Princesa Isabel, a lei áurea ela assinou, no dia 13 de maio a escravidão se acabou (2X).

Na Aruandê, na aruandê, na Aruanda (2x)!

Ou seja, até os negros sabiam que tudo era armação de branco para perpetuar a exploração sob outras formas. É portanto muito significativo que hoje, 13 de maio, saia a carta que tem como um dos significados opressão. Fora a opressão que vem do próprio sistema "capetalista" (e hoje temos greve dos rodoviários no Rio) importa é libertar-se da opressão auto-imposta motivada pela ambição, pela culpa, pelo medo ou por outro fator psicológico operando nas sombras de si e hoje temos a chance de perceber isto é nos livrar das complicações causadas pelo mestre das complicações: o ego.

Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato.

F.A.

Larissa disse...

F.A., achei seu comentário excelente, e a observação da sincronia com o 13 de maio muito pertinente!

Cacau, o seu post me lembrou um outro seu, há um tempo atrás, dedicado ao 3 de ouros... uma entrevista com Domenico de Masi.

Beijos e como sempre obrigada pelo trabalho e energia diários dedicados a nós.

Marcia Durães disse...

Será que esse 10 de paus veio por causa da greve no rio? E da sensação horrível de ter que explicar Pq não conseguiu ir trabalhar, quando o motivo está na TV? A sensação de peso pela desconfiança das chefias é realmente perturbadora....

Cacau Gonçalves disse...

Olá, pessoas queridas! :-)

Cá estou eu, no maior cansaço, típico de 10 de Paus... É um tipo de cansaço que mesmo se não tivéssemos feito nada sentiríamos... É uma coisa muito mais energética do que física.

Infelizmente, não dei conta de ir pra aula de dança do ventre que vou começar a fazer... A razão é que juntou o cansaço, com o desânimo e o FRIO! rs Ontem e hoje tá meio sinistro...rs Mas já vi que a partir de quinta fica dentro do razoável (ou seja, a mínima não desde de 11 graus... rsrsrs)

Amanhã a coisa não melhora muito por aqui não, mas eu ainda acho "menos ruim"...rs

beijão!

PS: Marcinha, tá um clima tenso no ar, não há dúvida! E amanhã a lua estará cheia em plenitude... e vc sabe que na lua cheia os lobisomens dão as caras...rs a partir de domingo a lua começa a minguar, então talvez as coisas se aquietem. ;-)