6 de Ouros

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bom dia! :-)

Continuamos no ciclo da Transformação, do Arcano da Morte, mas, desde segunda-feira, estamos com Arcanos Menores bem positivos. Primeiro, tivemos Copas, depois Paus e hoje Ouros.

O 6 de Ouros possui, tradicionalmente, um sentido que eu, confesso, faço um pouco de resistência. É o da ajuda ou, como preferem alguns, da caridade. Por isso que vários tarots apresentam imagens de pessoas pobres, pedintes, recebendo dinheiro de pessoas ricas. Eu prefiro um outro sentido, igualmente clássico, que é o da generosidade, mas em um aspecto de troca, intercâmbio, ajuda mútua. Porque eu acredito, sinceramente, que neste mundo tudo acontece em base de troca.

Se pensarmos nesta carta dentro da energia mercurial de quarta-feira, podemos, mais uma vez, associar o que acontece aqui no Via com o que está acontecendo pelo país e pelo exterior em termos de manifestações. Está acontecendo uma grande cooperação, especialmente em termos de comunicação... As informações estão sendo repassadas em uma velocidade e com uma rapidez impressionantes!

Mas podemos ir mais além... Podemos pensar não somente em manifestações, mas em outras atitudes diárias, cotidianas, que sejam capazes de transformar a nossa própria vida e a vida da comunidade onde vivemos. E podemos pensar tanto em termos de comunicação, de auto-expressão (e pensem que arte é uma forma de expressar o que se é), como também podemos expandir o significado da influência mercurial para as viagens. Então, uma boa reflexão é: o que há a ganhar através da auto-expressão e através de viagens? Ou ainda: o que eu posso fazer para ajudar alguém através da minha palavra, da minha arte ou da minha capacidade de movimentação?

Creio que estamos em um momento bastante propício para qualquer tipo de reflexão sobre o eu e o nós. Vivemos em uma sociedade que costuma nos cobrar tanto e nos dar pouco, que acabamos com a tendência de vivenciar o famoso "cada um por si"! A competitividade, a busca pela sobrevivência (ao invés da "vivência") e as poucas horas para se relacionar e interagir (nos tempos dos meus pais, as pessoas colocavam cadeiras na calçada, em frente de casa, e aquilo virava um evento, bate-papo com os vizinhos, cafezinho, bolo...), hoje em dia, a quantidade de horas trabalhando e trancados dentro de carro e ônibus, acabou nos afastando das pessoas. Tudo isso nos transformou em seres mais focados no "eu", no máximo, na "minha família". Então, é muito bacana começar a olhar para os outros e percebemos que (tcha-tchaaammm! rs) somos todos um! :-)

Como vocês veem, estes são momentos muito propícios para reflexões, bem mais profundas do que as políticas! ;-)

Para celebrar tudo isso, trago para vocês um filme que sempre vale a pena rever...



Ótima quarta-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: