4 de Paus

sexta-feira, 15 de março de 2013

Bom dia! :-)

Hoje, vamos começar falando daquelas cartas que, estando em um determinado naipe, falam sobre o tema central de outro. Já conversamos sobre isso por aqui antes... Já falei que o 8 de Paus, dentre outras, coisas pode ser considerado um emissário de Cupido, já que apresenta as "setas da paixão". Então, temos uma carta de Paus com um tema amoroso que, em tese seria de Copas.

Percebam que estou apenas apresentando a situação sob um olhar didático, já que todas as cartas de todos os Arcanos podem aparecer em todas as casas que falam de diferentes temas em um jogo. Portanto, pode sair uma carta de Ouros em uma casa de vida amorosa, uma carta de Copas em uma casa de vida profissional ou uma carta de Espadas falando de finanças. Mas, didaticamente, pensamos em Ouros nos temas materiais, Copas nos emocionais, Espadas nos mentais e Paus nos espirituais e/ou criativos.

Pois bem... Se vocês fizerem uma rápida pesquisa no google, vão perceber que as imagem associadas ao 4 de Paus, normalmente, mostram um casal sob uma tenda, ou um casal cercado por estacas, algumas com fogo na ponta (como nesta imagem) e eu encontrei algumas que representam, mais objetivamente, um casamento (como a imagem que postei abaixo). 

E se pensarmos no significado que mais costumo usar para o 4 de Paus, fica fácil entender... Falo de um novo ciclo que se inicia, mas que para tal o ciclo anterior deve ser, devidamente, encerrado. Isso quer dizer contas puxadas, dívidas pagas, um corte com o passado se faz necessário para que o futuro se instale em terreno limpo.

O que é uma cerimônia de casamento ? (e não estou falando de casamento civil e nem dos casamentos tradicionais, em que o objetivo é ostentar vestidos e esbanjar em festas) Uma cerimônia de casamento que é uma união espiritual e sagrada, tem por objetivo assinalar este momento: o momento em que relacionamentos do passado são cortados energeticamente... pendências do passado são encerradas e junto com elas todas as mágoas, dores, expectativas. Este é o momento de encerrar o passado e iniciar uma nova vida e um novo relacionamento. E isso é um movimento mágico fundamental para proteger esta nova relação que começa. Percebam que tudo acontece dentro de um quadrado. Magicamente, quando se quer concretizar algo, trazer para o plano material algo, representamos o que queremos através de um desenho ou escrita e delimitamos aquilo com uma linha vermelha formando um quadrado. Assim como o quadrado formado pelos paus em volta do casal que está iniciando esta nova fase de vida.

Diante desta visão, tenho certeza que casamento não é para todos. Apesar de que a maioria das pessoas passa por algum tipo de cerimônia de casamento, poucas estão realmente cientes do que estão fazendo e menos ainda estão de fato dispostas a se ver envolvida em tal compromisso de ordem espiritual. Tenho refletido bastante sobre isso... Eu que sempre fui uma entusiasta das cerimônias de união... E confesso que estou tendendo a retroceder alguns passos no meu entusiasmo.

Surpresos? Então eu explico...rs

Em primeiro lugar, porque para entrar neste tipo de ritual é preciso que tenhamos a certeza de que queremos romper com os vínculos do passado e as humanas criaturas são por demais apegadas ao seu passado. Como costumo dizer, o ser humano é tão apegado, mas tão apegado, que se apega até ao que é ruim, ao que faz sofrer! rs Em segundo lugar, ao se fazer este tipo de ritual, estamos nos ligando espiritualmente a alguém, isso quer dizer assumir pelo menos 50% dos karmas do outro e aí vem aquela pergunta que não quer calar: você consegue ter ideia do peso que seu parceiro ou parceira traz? Está a fim de assumir carregar esta "mala" sem nem ao menos saber o peso e o tipo de comprometimento envolvido? E, finalmente, a partir do momento em que você pede a bênção divina ao seu relacionamento, também deverá assumir responsabilidade por isso em um nível mais alto. E quem está disposto? Alguém? Alguém? rsrsrs

A grande vantagem, não há dúvida, é fortalecer energéticamente e espiritualmente esta união. Mas isso só irá interessar se já se tiver passado pelos três testes anteriores. De que servirá proteger um relacionamento se ainda se está preso aos relacionamentos passados, se não se conhece tão profundamente o parceiro a ponto de saber se existem condições de dividir o peso da "mala" e se existe disposição de assumir tal compromisso perante a divindade? Se todas as pessoas fizessem essa análise, creio que bem poucos fariam uma cerimônia de união...rs Talvez só os meus pais...rsrsrsrs

Creio que em um ciclo de Diabo, quando devemos prestar atenção às armadilhas, fazer uma análise dessas em uma sexta-feira de Vênus é bem propício. Nem todo amorzinho é amorzinho para uma bênção dos deuses... E isso não quer dizer que não haja amor... Apenas quer dizer que trata-se de um amor terreno e não de um amor espiritual, daqueles que rompem o espaço-tempo e as existências (o "dubom"...rsrsrs)

Mas enquanto isso vamos festejar! Porque o 4 de Paus fala sempre de algum ganho, de algo que se pode colher de positivo, de belo, de criativo. E todos nós queremos colher os frutos do que plantamos, né? ;-)

Ótima sexta-feira de amorzinho!

A imagem veio daqui e a outra imagem veio daqui


Nenhum comentário: